Chamada para a Jornada Interna do Instituto 2024

Prezadas e prezados participantes dos Seminários do Instituto de Estudos Psicanalíticos Luís Maia

É com alegria que anunciamos a realização de mais uma Jornada Interna do Instituto de Estudos Psicanalíticos Luís Maia. 

A Jornada Interna é a ocasião para que participantes dos Ciclos 1 e 2 do Instituto possam apresentar trabalhos que, vinculados a suas práticas profissionais, sejam orientados pela teoria e técnica da Psicanálise é, portanto uma rica oportunidade para o estudo, a reflexão e a troca de ideias, na companhia exclusiva dos sócios e sócias que integram a SPP.

Reiteramos que essa é uma atividade espontânea, mas indispensável para aqueles e aquelas que desejarem seguir sua formação na SPP, em ocasião futura. 

Seguem as normas para envio de trabalhos para a XXIJornada Interna do Instituto prevista para acontecer no dia 07 de dezembro/24.

Os(as) participantes devem enviar arquivo em Word 97-2003 ou versão posterior do resumo e palavras-chave do trabalho até o dia 30/11/2024.

No resumo, deve-se indicar o título, o objeto, o problema investigado, a ideia principal (argumento desenvolvido) e o(s) objetivo(s) do trabalho, bem como o tipo de estudo (revisão teórica, caso clínico etc.) e, nas considerações finais, a resposta ao problema investigado e novos problemas que o exercício gerou. 

Para o trabalho completo não há limite para páginas do trabalho; recomenda-se, porém, que a versão a ser apresentada (lida, por exemplo, no dia da Jornada), deve prever o limite de 15 a 20 minutos disponível para a apresentação (podendo esse tempo variar segundo o número de inscritos na jornada).

O trabalho escrito completo deve ser enviado por e-mail em pdf até o dia 05 de dezembro/24, uma  versão final, com alguns ajustes, pode ser enviada até o dia da apresentação. Haverá, então, a possibilidade de duas versões, um trabalho completo maior e a versão que será apresentada (que, claro, também podem ser a mesma versão, se a pessoa escrever até 2.400 palavras, em Times Roman 12 e em espaço de 1,5).

A apresentação de caso da clínica pessoal na Jornada Interna está sujeita às seguintes normas:
1.      Ser psicólogo(a) ou médico(a);
2.      Ter pacientes em atendimento clínico;
3.    Apresentar apenas um fragmento do caso que ilustre, de forma clara, sintética e pontual a teoria cujo domínio é demonstrado pelo trabalho;
4.      Respeitar as normas éticas complementares inerentes ao exercício de uma daquelas duas profissões indicadas (sigilo, não identificação do paciente).
 
A responsabilidade ética pela utilização de material clínico é do(a) profissional que apresentar o trabalho.
 
Quem não se enquadrar nos casos acima é convidado a apresentar trabalho teórico com ilustração a partir de casos clínicos já publicados e ou fenômenos não clínicos (exemplos extraídos da literatura, do cinema e de quaisquer outras produções culturais que ofereçam a descrição de personagens).

O argumento deve levar em conta os critérios seguintes:
·Pertinência do objeto, do problema e do argumento ao campo psicanalítico;
·Recurso à teoria e técnica psicanalítica desenvolvida por Freud e/ou pós-freudianos, como fundamentos para o desenvolvimento da reflexão;
·Relevância do problema.

 
Cordialmente,

Hélida Magalhães
Coordenadora do Instituto
Diretoria 2023-2025

Esta entrada foi publicada em Sociedade Psicanalítica da Paraíba. Adicione o link permanente aos seus favoritos.