SPP divulga programação científica do ano de 2024

Confira abaixo a programação para o ano de 2024, divulgada pela SPP:

Cronograma 2024:

Online – Google Meet

Nascimento da Psicanálise
(uma introdução à obra de Freud)
Datas: 03 e 17 de fevereiro e
09 e 23 de março
Coord. Fernando Andrade
Horário: Das 14h às 16h30

Sonhos e Inconsciente
Datas: 13 e 27 de abril e
11 e 25 de maio
Coord. Romero Ouriques
Horário: Das 14h às 16h30

Origem da Sexualidade Humana
Datas: 15 e 29 de Junho e
13 e 27 de julho
Coord.: Henriqueta Melo
Horário: Das 9h às 11h30

Sexualidade Feminina
Datas: 17 e 31 de agosto
Coord.: Hélida Magalhães
Horário: Das 9h às 11h30

Luto e Melancolia
Datas: 14 e 28 de setembro e 19 e 26 de outubro
Coord.: A definir
Turno: A definir*

Técnica Psicanalítica
Datas: 09 e 23 de novembro e 07 e 14 de dezembro
Coord.: Katherinne Gonzaga
Horário: Das 14h às 16h30

Jornada interna do Instituto 21 de Dezembro Coordenação do Instituto e Comissão Científica
Horário: A definir

Inscrições abertas para o processo seletivo para participação nos Seminários do Instituto de Estudos Psicanalíticos Luis Maia

O Instituto abre inscrições para o processo seletivo aos Seminários de Psicanálise que se iniciarão em fevereiro de 2024, aos sábados, quinzenalmente, das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30 a depender da agenda dos(as) psicanalistas coordenadores(as). Os Seminários acontecerão na modalidade on-line, via Google Meet.

Em 2024, cada Seminário durará entre um e dois meses, abordando aspectos Introdutórios da Obra de Freud: Nascimento da psicanálise (uma introdução à obra de Freud) (fevereiro e março); Sonhos e Inconsciente (abril e maio); Origem da Sexualidade Humana (junho e julho); Sexualidade Feminina (agosto); Luto e Melancolia (setembro e outubro); Técnica Psicanalítica (novembro e dezembro), Jornada Interna do Instituto (dezembro).

Em 2025, serão estudados autores pós-freudianos com a Introdução ao Pensamento de Melanie Klein, Winnicott, Lacan e Laplanche, além de Seminários que envolvem a Filosofia e Psicanálise e a Psicopatologia e a Clínica Psicanalítica.

Lembramos que a participação nos Seminários do Instituto não se equivale à uma formação psicanalítica, mas é um pré-requisito necessário, mas não suficiente para quem desejar, posteriormente, se submeter ao processo seletivo para ingresso na SPP ou, mesmo, para aqueles(as) que desejem ter uma base teórica orientada por psicanalistas da SPP ou por psicanalistas convidados pela SPP.

PROCESSOS SELETIVO PARA OS SEMINÁRIOS DO INSTITUTO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS LUIS MAIA 2024-2025

INSCRIÇÕES ABERTAS VAGAS LIMITADAS

COMO SE INSCREVER :

  • Para o e-mail: sociedadepsicanaliticapb@gmail.com, enviar carta à Coordenação do Instituto, apresentando as razões do pleito.
  • Apresentar Curriculum Vitae (não é preciso fazer prova de documentos) em que, sejam mencionados, quando houver, itens ligados à formação analítica tais como: se está (ou esteve) em análise pessoal (duração, nº de sessões semanais, analista) ou outras formas de psicoterapia; participação em seminários, Congressos e Jornadas de Psicanálise (conteúdo, direção, duração, instituição); prática clínica (especificidade e duração) e supervisão (duração, freqüência, supervisor).
  • Pagar a taxa de inscrição no valor de R$60,00, através da conta-corrente da Sociedade Psicanalítica da Paraíba, Banco do Brasil, Agência: 1636-5, conta-corrente: 8274-0 enviando o comprovante em PDF para o e-mail da SPP SELEÇÃO
    Os documentos acima citados serão analisados e o(a) candidato(a) ao Instituto será contatado(a) pela Secretaria da SPP, que o convocará a uma entrevista com um(a) sócio(a) da SPP. Em seguida, a Secretaria o(a) informará sobre o resultado de sua avaliação. INVESTIMENTO MENSAL DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2024 E 2025 :

R$150,00 (cento e cinquenta reais)

Inscrições apenas pelo e-mail: sociedadepsicanaliticapb@gmail.com

CINEMA DA SPP | Discussão do filme: O vazio do Domingo – 2018 (Netflix)

📌Faça já sua inscrição pelo link da bio do Instagram @sociedadepsicanaliticapb ou pelo Whatsapp: (83)8158-2120

⚠️Recomendamos que o filme seja assistido previamente.

✅Atividade gratuita, vagas limitadas!

SPPB divulga programação científica do ano de 2023

Confira abaixo a programação para o ano de 2023, divulgada pela SPPB:

SPP Pela Democracia

Nós, que formamos a maioria dos membros da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP), vimos à público externar nosso posicionamento em favor das candidaturas, que ao nosso ver representam um caminho na (re)construção da democracia em nosso país. Assim sendo manifestamos nosso apoio às candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva para Presidência da República e de Geraldo Alckmin para a Vice Presidência.
Tal escolha, muito mais que uma partidarização, significa resistência democrática e apoio à grande frente que se formou no país contra os avanços do fascismo.

CMJP homenageia a psicanalista Henriqueta Lúcia Arcoverde

Seminário Nascimento da Psicanálise

📌Veja como se inscrever:

https://sppb.psc.br/seminarios-de-psicanalise/

Cronograma dos Seminários 2022

O Desejo de Autonomia à Prova de uma Formação Masoquista

“Inspirado no Freud da antiga carta 52, Laplanche postula uma teoria tradutiva do recalque. Nesta perspectiva, poder-se-ia caracterizar a diferença entre o recalque originário e o recalque secundário como aquela que estaria entre aquilo que não se pode traduzir, que é enigmático, e aquilo que não se quer traduzir. Ora, se as fantasias correspondem a tentativas de tradução, de ligação – e, nesse sentido, trazem a marca do enigma originário, do que não se pôde traduzir – elas são também, enquanto eróticas, tentativas de negação da dependência em relação ao outro – aquela dependência que não se quer traduzir”. Luis Maia. O Desejo de Autonomia à Prova de uma Formação Masoquista. In: Psicanalítica – Publicação do Círculo Psicanalítico de Pernambuco ano 5, n° 5 – outubro, 1997, p. 56.

Aula aberta

“Sofrimento psíquico, acontecimento traumático e angústia pulsional”. O pdf é super fácil de achar no Google. Leiam e participem! Aula aberta, no canal: YouTube.com/fabiobelo76 .