📌Faça já sua inscrição pelo link da bio do Instagram @sociedadepsicanaliticapb ou pelo Whatsapp: (83)8158-2120
⚠️Recomendamos que o filme seja assistido previamente.
✅Atividade gratuita, vagas limitadas!
📌Faça já sua inscrição pelo link da bio do Instagram @sociedadepsicanaliticapb ou pelo Whatsapp: (83)8158-2120
⚠️Recomendamos que o filme seja assistido previamente.
✅Atividade gratuita, vagas limitadas!
Confira abaixo a programação para o ano de 2023, divulgada pela SPPB:
Nós, que formamos a maioria dos membros da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP), vimos à público externar nosso posicionamento em favor das candidaturas, que ao nosso ver representam um caminho na (re)construção da democracia em nosso país. Assim sendo manifestamos nosso apoio às candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva para Presidência da República e de Geraldo Alckmin para a Vice Presidência.
Tal escolha, muito mais que uma partidarização, significa resistência democrática e apoio à grande frente que se formou no país contra os avanços do fascismo.
“Inspirado no Freud da antiga carta 52, Laplanche postula uma teoria tradutiva do recalque. Nesta perspectiva, poder-se-ia caracterizar a diferença entre o recalque originário e o recalque secundário como aquela que estaria entre aquilo que não se pode traduzir, que é enigmático, e aquilo que não se quer traduzir. Ora, se as fantasias correspondem a tentativas de tradução, de ligação – e, nesse sentido, trazem a marca do enigma originário, do que não se pôde traduzir – elas são também, enquanto eróticas, tentativas de negação da dependência em relação ao outro – aquela dependência que não se quer traduzir”. Luis Maia. O Desejo de Autonomia à Prova de uma Formação Masoquista. In: Psicanalítica – Publicação do Círculo Psicanalítico de Pernambuco ano 5, n° 5 – outubro, 1997, p. 56.
“Sofrimento psíquico, acontecimento traumático e angústia pulsional”. O pdf é super fácil de achar no Google. Leiam e participem! Aula aberta, no canal: YouTube.com/fabiobelo76 .
Nós, do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras, que reúne há mais de 20 anos instituições que tem como ponto central sustentar a psicanálise como prática leiga e laica, manifestamos nossa preocupação com a divulgação recente de um curso de Psicanálise oferecido pela Uninter, em nível de graduação e com titulação de Bacharelado.
A proposta de tal curso diverge de princípios básicos da formação do psicanalista, que deve ser sempre singular e permanente, com um investimento contínuo que não se restringe aos moldes acadêmicos e a determinada grade curricular.
Reduzir a formação analítica ao conhecimento de teorias e técnicas, prometendo que em 4 anos, cumprindo determinados quesitos, todos estejam aptos para a prática psicanalítica, contradiz o conceito de ensino e transmissão na Psicanálise.
A formação em Psicanálise decorrente da análise pessoal, da leitura crítica da teoria e das reflexões clínicas, se dá sempre de modo singular, não cabendo em programas fixos e comuns para todos, em um tempo pré-determinado.
A oferta desse curso desconsidera essa especificidade da formação do psicanalista e negligencia a formação do psicanalista praticada há mais de 100 anos, em todo o mundo.
O campo da Psicanálise, assim como o Movimento Articulação, são caracterizados pela diversidade, fato que comemoramos, tendo como ponto em comum conceitos psicanalíticos de base que delimitam o campo, entre eles, a singularidade no processo de formação, que se dá um a um e que possibilita estabelecer com o saber um modo de relação que diverge daquele propiciado pela transmissão efetuada nos moldes acadêmicos.
Desse modo vimos a público alertar quanto à falta de rigor verificada na proposta desse Bacharelado, repudiada por todos os abaixo assinados
9 de Dezembro de 2021 Subscrevem pela Articulação:
Apoiam:
Consideramdo que a psicanálise é histórica, será feita uma introdução à história do pathos, que sustenta as psicopatologias apontando para as mudanças das mesmas segundo as épocas e o discurso.
Neste Seminário, portanto, Paulo Roberto Ceccarelli fará uma introdução à história do pathos, que sustenta as psicopatologia a partir da psicopatologia fundamental e fará reflexôes a partir da clínica psicanalítica.
Paulo Roberto Ceccarelli é Psicólogo – Psicanalista
Doutor em Psicopatologia fundamental e Psicanálise – Université Paris 7 – Diderot
Pós-doutor – Université Paris 7 – Diderot
Chercheur associé de l’université Paris 7 – Diderot
Membro da Société de Psychanalyse Freudienne (SPF) – Paris, França
Sócio do CPMG
Sócio fundador do CPPA
Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
Prof. e orientador de pesquisas na Pós-Graduação em Psicologia/UFPA
Prof. e orientador de pesquisas do Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/MP da Fac. de Medicina da UFMG
Coord. e professor da pós em Sexualidade Humana, da Fac. Santa Casa, BH
Membro do Corpo Docente do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade – POA, RS
Prof. na pós em Psicanálise do Hospital Santa Catarina, Blumenau, SC
Pesquisador Associado do LIPIS (PUC-RJ)
Membro do Programa Antártico Brasileiro
Diretor científico da Clínica Ampliada de Saúde Mental (CASM)
Fundador e Coord. do Instituto Mineiro de Sexualidade (IMSEX)
Inscrições abertas, vagas limitadas.
📌Maiores informações pelo e-mail: 📧sociedadepsicanaliticapb@gmail.com
📲Whatsapp: (83) 8158-2120