A SPP criou o Instituto de Estudos Psicanalíticos (Instituto) para dar sequência, em termos de formação teórica, ao extinto Grupo de Estudos Psicanalíticos da Paraíba. Atualmente, a SPP mantém o Instituto em João Pessoa-PB. O Instituto encarrega-se da formação teórica básica dos possíveis candidatos à SPP e de outros que, eventualmente, desejem conhecer a teoria ou incrementar uma cultura psicanalítica.
A partir de novembro de 2010, o Instituto de Estudos Psicanalíticos (Instituto) passou a chamar-se Instituto de Estudos Psicanalíticos Luís Maia (Instituto), em homenagem ao sócio fundador e então presidente da SPP, Dr. Luís Martinho Ferreira Maia, falecido no dia 06.11.10.
O programa envolve o estudo introdutório da obra de Sigmund Freud (no primeiro ciclo, durante um ano) e de outros psicanalistas cujas teorias definem epistemológica e metapsicologicamente a Psicanálise bem como nas interfaces Psicanálise e Filosofia, além de psicopatologia e clínica psicanalítica (no segundo ciclo, no ano seguinte).
O Instituto tem como principal objetivo oferecer uma base teórica para os(as) candidatos(as) à nossa Sociedade. A integralização de seu programa de estudos é uma das condições necessárias para o ingresso na instituição. Mas ele está aberto também àqueles(as) que, sem almejar uma formação analítica, estejam interessados(as) no estudo da teoria psicanalítica. As únicas condições para o ingresso são, pois, ser profissional de nível superior ou concluinte de um curso que mantenha alguma relação com a psicanálise e ter o desejo de estudá-la.
Para participar dos Seminários do Instituto de Estudo Psicanalíticos Luis Maia é necessário que o(a) candidato(a) tenha nível superior concluído ou seja concluinte de algum curso que mantenha alguma relação com a psicanálise (9° ou 10° período).
A participação nos Seminários poderá ser pleiteada a qualquer momento desde que haja vagas. Para se inscrever no processo seletivo se faz necessário enviar para o e-mail sociedadepsicanaliticapb@gmail.com
1) Uma carta à Coordenação do Instituto, apresentando as razões do pleito.
2) Apresentar Curriculum Vitae (não é preciso fazer cópia de documentos) em que, sejam mencionados, quando houver, itens ligados à formação psicanalítica tais como: se está (ou esteve) em análise pessoal (duração, nº de sessões semanais, analista) ou outras formas de psicoterapia; participação em seminários, Congressos e Jornadas de Psicanálise (conteúdo, direção, duração, instituição); prática clínica (especificidade e duração) e supervisão (duração, freqüência, supervisor).
3) Pagar a taxa de inscrição no valor de R$60,00, através da conta-corrente da Sociedade Psicanalítica da Paraíba, Banco do Brasil, Agência: 1636-5, conta-corrente: 8274-0 CNPJ: 00.577.539/0001-08 enviando o comprovante escaneado para o e-mail: sociedadepsicanaliticapb@gmail.com
Todos os documentos acima citados serão analisados e o(a) candidato(a) ao Instituto será contatado(a) para entrevistas com dois sócios(as) da SPP (por chamada de vídeo ou pessoalmente).
Posteriormente, após a análise dos pareceres dos entrevistadores, a coordenação informará ao(à) candidato(a) sobre o resultado do processo seletivo.
Ressaltamos que os Seminários do Instituto não são a formação em psicanálise mas uma possibilidade para que o(a) interessado(a) na formação na SPP possa, neste período de dois anos, ter um contato introdutório com a teoria psicanalítica e, possa se aproximar da Instituição e de seus sócios e sócias para que em momento posterior, se assim desejar, solicitar ingresso na Instituição. Para tanto, se submeterá a um processo seletivo, cujos critérios para tal pleito devem estar de acordo com o Estatuto e Regimento Internos e sob a análise do Conselho de psicanalistas da SPP.